Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Marketing de rede x Pirâmedes


Um assunto que acompanha sempre o profissional do Marketing de Rede é a comparação da sua atividade com os esquemas de pirâmides.
A comparação é sempre feita, por conta da quantidade de negócios que surgem a todo momento com a missão de enganar as pessoas.
E isso pede atenção redobrada.
Para diferenciar as duas coisas, hoje eu quero lhe falar de um tópico que é a maneira mais apropriada para identificarmos se esta ou aquela empresa trabalha com Marketing de Rede ou pratica algum tipo de esquema piramidal:
A Distribuição de Produtos.
Primeira coisa que deve ser observada: a empresa que apresenta a oportunidade
possui vários itens de produtos que possibilita a formação de consumo MENSAL?
As empresas que realmente trabalham com Marketing de Rede oferecem ao Empreendedor a possibilidade de  construir uma Rede de Consumo. Então, elas precisam disponibilizar um portfolio, com produtos que tornem possível o consumo mensal.
E isso vai fazer com que seja  constante o investimento mensal, podendo pagar comissões aos distribuidores/empreendedores, e, fazendo também, com que a empresa tenha lucros.
Pois se assim não fosse, de onde viria o dinheiro?.
E também é importante que seja mensalmente, pois quando uma empresa lhe oferece para fazer um único pagamento, falando que não precisa efetuar vendas e nem mesmo consumir, isto não é um bom sinal.
Se você paga uma vez só para entrar na empresa e, mesmo assim, continuará recebendo o pagamento de bônus mês após mês, sem colocar um centavo a mais, aumentando dramaticamente os créditos, existe aí uma coisa óbvia:

O dinheiro que eles estão te pagando está vindo somente do cadastro de novas pessoas, e tem que existir muitas pessoas para isso. Se não tem produtos (ou os produtos não possuem qualquer valor para o negócio) e os ganhos são oriundos daquilo que as pessoas pagam para entrar no negócio, então, estamos diante daquilo que é chamado de pirâmide.
E esse tipo de pirâmide é crime.

Tenha cuidado!
Esse é o tipo de negócio que não se sustenta e, em algum momento, haverá mais pessoas antigas cobrando resultados, mesmo sem colocar um único real a mais no negócio, do que novas pessoas entrando com dinheiro novo para abastecê-lo e aí toda a estrutura começará a ruir.
Uma empresa de multinível oferece-lhe a possibilidade de vender seus produtos a outros, ou seja, você também pode fazer vendas diretas, se desejar. Ou seja, os seus produtos precisam ser bons e aceitos pelo mercado. 
Normalmente, as pessoas preferem um negócio de Multinível onde não é preciso vender e que apenas o consumo mensal de mercadorias seja suficiente para receber o cheque de bônus.

Ótimo! Mas, isso tem que ser a escolha da pessoa.
A empresa tem que oferecer as duas opções (consumir e/ou vender), me dando a oportunidade de aumentar a minha renda (se eu quiser), com a venda dos seus produtos.
 
Assim, quando receber a proposta de uma empresa, sobre uma oportunidade de negócios, analise bem qual é o produto desta empresa.
Veja se é possível vendê-lo, qual é a sua margem de lucro no momento da venda e se é fácil de fazer a venda (se é um produto de fácil aceitação no mercado).
Com essa análise feita, você saberá se está diante de uma empresa que usa o Marketing de Rede para distribuir os seus produtos ou diante de uma daquelas que simplesmente usam qualquer produto para disfarçar o seu esquema piramidal.
Agora, se você tem diante de si uma proposta de uma empresa séria, com uma marca forte e respeitada, e que disponibiliza para os seus empreendedores um catálogo com varios produtos desejadíssimos, possibilitando que ele faça dinheiro (se quiser) com a venda destes produtos ou com a Construção de uma Rede de distribuidores e ou consumidores, também gerando ganhos através do simples consumo mensal dos integrantes dessa Rede, a empresa que está na sua frente trata-se de uma realidade na área do multinível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário